Especial-Mitologia: Saci-Pererê

Voltei, trazendo um especial de 40 posts nesse pequeno blog, que é resultado de uma grande persistência e esforço do escritor em busca da evolução. O conhecimento daqui não seras em vão, mesmo quase ninguém se importe.                                        Esse deve ser o assunto mais esperado, aguardei-o para este momento. Então, lá vamos nos.

Origem1e6aae3e91609d977ad907c0309e1ec4

O clássico mais famoso do Brasil, originado pelas tribos indígenas no Sul do país. O nome Saci vem de Tupi (obviamente) que é o nome de um pássaro da região. essas historia são contados em todo lugar do Brasil e de gerações, ganhando novas versões e modificações até ganhar a aparência atual, porem mesmo assim há muito pouco a ser dito.

inicialmente era retratado como um indígena curumim endiabrado, com DUAS PERNAS, era moreno e possui-a um rabo. (como Goku do DBGT indígena.)          Agora com a cultura africana virou um afrodescendente que perdeu a perna lutando capoeira, ganhou um costume de fumar com seu cachimbo pitu e da mitologia europeia de Portugal trasgo, um gorro magico vermelho com poderes sobrenaturais que desafiavam as leis desse mundo.

características e poderes20151009183642

Primeiro, oque ele realmente é, poucos sabem. Se são espíritos, duendes, elementais, seres da natureza, entidades malignas ou etc. porem uma coisa é certa, são poderosos e brincalhões podendo ajudar ou atrapalhar os humanos em nome de sua diversão. reza a lenda que o Saci pode aparecer com as cores de seus olhos diferentes e que isso pode indicar estados de humor. Ele gosta de zoar as qualquer ser vivo de formas criativas agindo como um moleque.                                                  Dizem que é um agente da natureza que protege as matas, nesse caso seria as ervas e plantas medicinais consideradas sagradas. Ele é inteligente, sabendo utilizar e manusear de maneira correta, casos de coleta não autorizada a pessoa sera atrapalhada e confundida.                                                                                                            pode conjurar redemoinhos de vento poderosos, habilidades ilusionistas,alguns poderes mentais como tocar nas sanidades dos homens, semi-imortal, como bom ser mitológico deve se muito rápido capaz de se teletransporta e o mais fascinante, o poder de realizar desejos. como todo ele tem fraquezas                                                        Todo esse poder ira acabar se ele perde o seu gorrinho vermelho e seus grandes redemoinhos de vento somem se for jogado uma peneira, e assim o moleque endiabrado pode ser preso em uma garrafa. O engraçado é que o ser realizara qualquer desejo para ter sua gorra junto com seus poderes de volta.

Mais antigo do que parecesaci.jpg

O Saci nacionalmente conhecido nesse forma é na verdade a junção de varias mitologias em uma só, mesmo que ninguém sabe a origem e tudo que tem são lendas com versões diferentes contada por seus pais e avos e relatos vindos de qualquer um, eu duvido que essa lenda seja esquecida tão facilmente mesmo mudando de características e nome, assim são os mitos. Não vai pensado que a lenda de Saci Pererê é só no Brasil, cada lugar que tu vá terá seu Saci, talvez atributos diferentes e outros nomes, todavia, sua essência sera sempre a mesma. não irei perde tempo citando nomes de criaturas de outra culturas e historias antigas, se não esse artigo terá  mais de milhões de palavras que ninguém vai querer ler.                                    Um aviso de Dragão: mesmo nas lendas o Saci seja um pouco pacífico com raras historias de ele machucando alguém, se importa para ti, não vá em busca de desafia-lo ou busca-lo mesmo não acreditando ha chance de se arrependerem é muito grande.

 

Esse é o fim do post mas não da lenda, diga nos comentários oque acharam e suas versões do mito. Curtim se gostaram e compartilhem para espalhar o conhecimento, ate outro dia com mais novidades.

”Se tiver fé tudo é possível, pode ser seus maiores sonho e seus mais temíveis pesadelos” J

Um comentário em “Especial-Mitologia: Saci-Pererê

Deixe um comentário